Wednesday, August 20, 2008

Por quê?

PeríodoFrota de veículosCrescimento
06/2005907.154
-
06/2006931.0112.56%
06/2007998.3256.74%
12/20071.035.8193.62%
06/20081.067.0232.92%

Crescimento acumulado15%

O deslocamento na cidade de Curitiba vem se firmando como um dos maiores problemas da capital paranaense.
Padrão aquisitivo alto e, como conseqüência, uma forte procura de carros fizeram a frota curitibana aumentar de forma exponencial nos últimos anos, veja gráfico com dados do Detran/PR (se quiser conferir os dados entre aqui).

Todos vivem em busca de qualidade de vida. No entanto, engarrafamento, inversão térmica provocada pela poluição, péssima qualidade do ar (fumamos em curitiba hoje em dia 2 cigarros por dia somente respirando), delitos de trânsito crescentes decorrentes da falta de infraestrutura das ruas para atender uma frota tão grande e outros detalhes impedem que a sua qualidade de vida tenha qualquer melhora.

Você já pensou em fazer algo para ajudar a cidade? Você pode!
A primeira atitude a ser tomada, e a mais consciente, seria utilizar mais o transporte coletivo, ou ainda torne o seu transporte particular coletivo, vulgo "Dá uma carona?".
Outra atitude é escolher alguém que possua bons planos para a cidade.
Melhora no transporte público (metrô, passagem de ônibus mais barata, incremento das linhas de ônibus), cobrança de pedágio urbano, rodízio de placas e outras soluções serão discutidas neste espaço.





Se você tem alguma notícia legal e quer compartilhar, mande um email:








Alteração dia 30 de Agosto:
Somos 1.828.092 curitibanos. Isto faz de Curitiba a capital do sul com maior número de habitantes. São sete carros a cada doze habitantes. É muito carro!

8 comments:

Anonymous said...

Antes de mais nada, como ex-futuro geógrafo e ex-futuro engenheiro, mas ainda um estudioso das questões urbanas, precisamos como brasileiros nos decidir.

Nós ainda não sabemos o que queremos de nossas cidades, se queremos transporte coletivo ou individual, se somos mais americanos ou europeus. Não temos nem vias expressas nem linhas coletivas abrangentes. Somos o ponto zero, nem lá nem cá, e sofremos com isso. O resultado está aí, cidades grandes, muitos carros, transporte coletivo deficiente, ruas violentas e ar poluído.

Eu particularmente sou mais americano, gosto da minha liberdade de ir e vir, parar onde quiser e sair a hora que bem entendo. Para que o trânsito melhorasse do ponto de vista individual uma das primeiras medidas não seria nem pedágio urbano nem rodízio, opções na minha opinião de quem não tem opção. O pontapé seriam ruas que sirvam para serem trafegadas, em outras palavras, é proibido estacionar em ruas de grande movimento das 6h às 22h. As principais no centro, vias rápidas, binários, todas destinadas ao tráfego puro. Acho que todos já passaram pela experiência de ter alguém tentando estacionar numa rua movimentada, causando grandes transtornos para todos. Imaginem que isso acontece o tempo todo, o resultado é o caos diário que seria reduzido com uma pista a mais por rua e ninguém andando devagar procurando vaga ou ainda manobrando. O segundo ponto seria uma mudança no zoneamento, onde os estabelecimentos comerciais deveriam dispor de estacionamentos próprios. Isso é possível e funciona muito bem. O terceiro ponto e não menos importante: vias expressas. Curitiba é a cidade dos sinaleiros, ruas travadas e quadras curtas. A Linha Verde era minha grande esperança de mudança de mentalidade por parte do IPPUC, porém será apenas uma Visconde gigante. Três coisas, umas simples e outras complexas, poderiam melhorar nossa vida em Curitiba. Por enquanto é isso, ainda vou pensar mais pra falar dos europeus.

Abraços

Lauro Wolff Valente Sobrinho said...

Sim, definitivamente a liberdade de ir e vir, parar onde quiser e sair a hora que você bem entende é fantástica.
Mas será que isto é viável se todas os 6 bilhões de terráqueos quiserem usufruir?

É evidente e inquestionável que querer e fazer o que bem entender na hora que você quer é fantástico. Mas isso não se sustenta.
É inviável ceder a liberdade à todos ao mesmo tempo. Não dá certo.

Porquê digo isto? Simples. A sua liberdade pode e deve ser respeitada, mas nunca pode interferir na liberdade de outra pessoa. E quando todos utilizam suas próprias liberdades para andar de carro livremente por curitiba, ou qualquer outra cidade, a liberdade de todos é atingida. A equação deste jeito não tem solução.

Veja, neste link (http://en.wikipedia.org/wiki/Image:RitaHoustonEvacuation.jpg) tem uma foto de engarrafamento provocado pela evacuação de uma cidade por causa de um furacão.
Nesta hora todos quiseram usar sua liberdade para sair da cidade como bem entenderam. Será que não seria muito mais eficiente, rápida e segura a evacuação se as pessoas escolhessem ir todos juntos em um ônibus ou metro? É claro que sim.

Estudos comprovam que o comportamento humano é diretamente dependente do seu espaço vital.
"Esse conceito de espaço vital ou situação será útil na presente pesquisa para, entre outras coisas, definir e legitimar situações de jogo como causas de certos comportamentos do indivíduo. Esse espaço é definido como psciológico, pois não se trata de um espaço físico e sim da mente de uma pessoa."

E quando o seu espaço vital é modificado, ou é imposto um espaço que você não deseja invariavelmente seu comportamento se torna um pouco mais violento. Vivemos isso diariamente em Curitiba (bem como os são-paulinos, nova-iorquinos, etc).

Segundo este livro (no link http://books.google.com.br/books?id=Z6u1un0AwVEC&pg=PA227&lpg=PA227&dq=traffic+jam+cities&source=web&ots=uvjPKJEYQv&sig=Z7TEVkLmScfI6hkC69deR23UyQs&hl=en&sa=X&oi=book_result&resnum=2&ct=result) o engarrafamento leva ao desperdício de energia e à estragos para o ambiente das cidades. Por isso, a diminuição dos engarrafamentos é importante.

Fora a piora na qualidade de vida (com relação ao comportamento) a piora na qualidade do ar das cidades é outro fator importante. Manter o sistema como está hoje é loucura. A associação do ser humano como um vírus para o planeta se tornaria perfeita.

As soluções para a diminuição do engarrafamento certamente não são segredo. O Joca deu idéias boas. Mas isso não basta. Não basta dar mais espaço para as pessoas dirigirem seus carros. O modelo não será sustentado a longo prazo. É como se, antes de a panela de pressão explodisse, ela fosse colocada dentro de outro recipiente que aguentasse mais pressão ainda. Mas o problema em si não foi resolvido. A pressão continuará a subir e, breve, uma outra solução terá que ser implantada. O melhor a fazer é mudar a válvula de escape. Só assim é possível resolver mesmo o problema.

Como foi dito, aumentar o espaço para circular é uma solução boa e necessária, mas temporária. É fato que os cidadões de curitiba comecem a pensar a longo prazo e façam suas escolhas baseadas nos projetos que resolvem problemas futuros (além, é claro dos atuais).

Incentivar o uso da bicicleta como meio de locomoção, melhorar em velocidade e conforto o serviço do transporte público são as principais mudanças a serem tomadas.
Claro que não adianta querer incentivar e melhorar isso tudo se não houver uma maior mobilização para a melhora da segurança pública em curitiba, com níveis inaceitáveis.

Mas vou parar por aqui... Depois tem mais!
hahaha

Lauro Wolff Valente Sobrinho said...

Soh para adicionar. Joca, você mesmo disse:
"Para que o trânsito melhorasse do ponto de vista individual uma das primeiras medidas não seria nem pedágio urbano nem rodízio, opções na minha opinião de quem não tem opção."

Agora me responda. Com o crescimento da frota de veículos de curitiba em cerca de 3 porcento, quanto tempo você calcula que será necessário para que as ruas de curitiba fiquem intrafegáveis?

Sua solução não é definitiva. Veja São Paulo. Foram feitos vários viadutos e etc... mas não se sustenta.... Tanto é que foi implantado o esquema de rodízio.

Aumento do imposto da gasolina (idéia do Fernando) é uma boa..., além disso, aumentar o imposto de implacamento, ipva, etc... Assim você limita quem definitivamente consegue financeiramente andar de carro.

Temos esta opção, totalmente impopulista por isso duvido que algum político iria adotar.

Temos a opção do pedágio urbano e do rodízio. São medidas mais aceitáveis.

Incentivar o uso da bicicleta (construindo mais ciclovias para o dia-a-dia e não somente de rotas turísticas)...

Incentivar o uso do transporte público (melhorando em velocidade e eficiência)...

Melhorando a segurança pública para que as pessoas não sintam medo de andar na rua de bicicleta, ou ainda no transporte público....

Estas últimas são medidas efetivas e totalmente aceitáveis. Não fere o princípio de liberdade de ninguém e, ainda por cima, melhora a qualidade de vida da população, visto que várias pessoas com quem converso prefereríam não dirigir, a ter que ficar preso no engarrafamento somente por ter a liberdade de ir e vir para onde quiser....

Faltou ainda....

O curitibano fuma dois cigarros por dia somente respirando... Quem são os culpados??? Em grande parte são os motoristas de veículos.

As inversões térmicas que aconteceram neste inverno deixam claro que como está não pode continuar.

Aquele termo aprendido há 10 anos na escola, para mim era meramente um conceito que nunca havia vivenciado na prática.

Hoje sei porque aprendi o que significa "inversão térmica".

É horrível sentir o cheiro de queimada... Ou ainda sentir a língua ardendo quando se abre a boca... Ou ainda sentir a garganta ardendo por respirar um ar que, além de impuro, é nocivo!!!

Lauro Wolff Valente Sobrinho said...

Veja mais um engarrafamento nos Estados Unidos. Desta vez não há qualquer evacuação. Somente engarrafamento...

http://www.worldofstock.com/closeups/TRC3579.php

O modelo estado-unidense não se sustenta!

Lauro Wolff Valente Sobrinho said...

Mais provas que o modelo nao se sustenta:

http://www.gothamgazette.com/article/issueoftheweek/20070430/200/2160

Veja mais:

"Nine of America’s most congested cities were named semi-finalists last week for a federal program that will provide a total of $1.1 billion to fight the worst jams in the country. The Department of Transportation will consider proposals for its Urban Partnership program from Atlanta, Dallas, Denver, Minneapolis-St. Paul, Miami, New York City, San Diego, San Francisco and Seattle, with plans to announce winners by mid-August. Why this sudden focus on specific areas of congestion? The big snarls waste astounding amounts of fuel from idling cars and produce off-scale pollution. They also cost lives and millions of dollars in property damages." by Forbes.com
http://blog.wired.com/cars/2007/06/bigdollar_relie.html

"INRIX, a major data provider to most GPS brands offering live traffic in the U.S., announced today that they are bringing live traffic coverage to the entire U.S. Interstate highway system and to many rural highways as well. You should be able to see this on MapQuest if you want to test it out. I'm not seeing anything in my neck of the woods, but hey, maybe there aren't any incidents today."
http://gpstracklog.typepad.com/gps_tracklog/gps_news/index.html

Lauro Wolff Valente Sobrinho said...

Mesmo assim joca... Nos proprios estados unidos algumas cidades ja comecaram a mudar seus modelos... Veja

http://blog.wired.com/cars/2007/11/where-are-the-m.html

Como em Amsterdã, a cidade mais bicycle-friendly no mundo.
(A cidade possui um estacionamento gigantesco para bicicletas!) Veja o link.

"I've been living in Amsterdam since December. One of this city's great pleasures is the cycling life. According to Wikipedia, there are about 700,000 bikes in Amsterdam, almost one bike per inhabitant. Bikes handle 40 percent of all trips inside the city limits. This makes Amsterdam unique among major urban centers in the developed world (though cities like Shanghai and Bombay have a lot more of them.)Bikes and canals make this city quiet. With so little auto traffic, mostly what you hear is the whoosh of bike tires and an occasional warning bell. Riding in serious bike traffic has been a major learning experience."

Desta forma eles evitam engarrafamento, é claro, o de carros.
Alias... esse blog é fantástico:

http://infrastructuration.blogspot.com/

Lauro Wolff Valente Sobrinho said...

Even more:

http://www.amsterdam.info/transport/bikes/

Lauro Wolff Valente Sobrinho said...

More:


http://www.virgin-vacations.com/site_vv/11-most-bike-friendly-cities.asp